5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 2011, o tema escolhido é: “Florestas: a Natureza a seu Serviço”.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) quando promoveu em Estocolmo, na Suécia, a 1ª Conferência Mundial do Meio Ambiente e criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente), que visava coordenar as ações internacionais para a proteção ambiental.
A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água, desmatamento, diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que o crescimento econômico trouxe custos que vão desde a poluição da água e da atmosfera, até a degradação do setor da pesca e das florestas, “tudo que causa impacto na prosperidade e no bem-estar humano”. “Não iremos construir um mundo mais justo e equitativo se não dermos o mesmo peso aos três pilares do desenvolvimento sustentável: social, econômico e ambiental”, afirmou.
A anfitriã do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2011 será a Índia, umas das economias que mais investe em crescimento verde. No processo de conservação de seu ecossistema, a Índia introduziu com êxito projetos de monitoramento de plantas, animais, água e de outros recursos naturais do país.

Fontes:

0 comentários :

Postar um comentário