Lixo Eletrônico

O lixo eletrônico vem se tornando foco de preocupação no mundo, os níveis atuais são alarmantes. Segundo a ONU, em relatório de 2010 o mundo já produz 40 milhões de toneladas por ano. Nosso país é o que mais gera esse tipo de lixo entre os países emergentes, chegamos a 5kg por ano/per capta.
A toxicidade dos componentes de computadores, monitores, baterias, celulares e outros é alta, em sua fabricação são usadas substâncias como chumbo, cádmio, berílio, retardantes de chamas (BFR's) que podem contaminar o solo e água, mesmo em aterros sanitários.
A recomendação da ONU é que se faça o reuso e a reciclagem adequada desses materiais que nunca devem ser destinados ao lixo comum ou `a reciclagem artesanal em que há queima de componentes na tentativa de se acumular metais preciosos como ouro e prata, processo denominado "garimpagem urbana".
O destino correto no final de vida desses equipamentos é devolvê-los para a cadeia produtiva, para que sejam desmontados e suas partes sejam recicladas de acordo com o material contido. Esse processo de devolução, chama-se logística reversa.
Um sistema racional de reutilização e reciclagem, em que se observe princípios ambientais e o enquadramento na recente Política Nacional de Resíduos Sólidos. No entanto, esse sistema ainda não está pronto. O desenho de soluções envolve esforço coletivo e responsabilidade compartilhada na sociedade, desde o consumidor que deve entregar os equipamentos obsoletos, os distribuidores (varejo) que devem disponibilizar pontos de coleta e os fabricantes, que devem se responsabilizar pela logística reversa.
Se você é um consumidor consciente cobre informações nas lojas em que faz suas compras pela destinação de equipamentos obsoletos. Se você representa uma empresa, saiba que é preciso dar destinação a todos os equipamentos obsoletos. Se você representa uma prefeitura, ou um condomínio busque promover mutirões de arrecadação, mas tenha em vista que será preciso contratar um serviço especializado para dar a destinação pós-entrega.
A Ecoletas busca fazer sua parte, disponibilizando conhecimento adquirido em sua prática diária, dialogando com diferentes segmentos para elaborar a melhor solução, em que se vise principalmente o cuidado com o meio ambiente. 







6 comentários :

  1. É bom sabre que tem uma impressa seria como a ecoletas que se preocupam com o meio ambiente eles estão de parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo digníssimo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela dedicação e determinação para dar continuidade nesse trabalho que beneficia a humanidade e o planeta.
    Força e coragem é seu lema!
    SUCESSO!

    ResponderExcluir
  4. O Diretor Marcos Bonanzini da Ecoletas é um exemplo de dedicação e perseverança na destinação do e-lixo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. parabéns marcos amei a sua palestra hoje na escola:padre guilherme waessem belo exemplo q vc da as pessoas

    ResponderExcluir
  6. amei a palestra do marcos hoje na escola
    foi um prazer ter ele la obg marcos parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir