Saiba mais sobre lixo eletrônico

A produção de eletrônicos impacta a mineração, o gasto de água e energia em todo o mundo. Em muitos locais, a extração das substâncias para a fabricação de celulares, computadores etc já está limitada a pouco tempo, em outros locais, como no Congo, essa extração alimenta uma guerra civil e a exploração dos trabalhadores. Essas substâncias, inclusive algumas nobres como alumínio e prata podem e devem ser recuperadas por meio da reciclagem. Para se ter uma ideia, essa é uma tabela periódica em que se indica todos os elementos utilizados na fabricação de um celular.

Tabela consta do relatório da ONU:



Por outro lado, a falta de cuidado, como já dissemos, pode causar grandes impactos ambientais por concentrar em fluxos de água e solo, substâncias que estavam dispersas na natureza, o que causa impactos para a saúde humana. Abaixo uma tabela com os principais materiais e seus efeitos:


fontes de lixoSubstânciasEfeitos na saúde
carcaças de plástico de equipamentos eletrônicos e placas de circuito impressoRetardantes de chamas (BFR)Corrompe o funcionamento do sistema endócrino
Cabos e carcaças de eletrônicosPlásticos, incluindo PVCA queima produz dioxina, que causa problemas reprodutivos e de desenvolvimento. Problemas no sistema imunológico. Interfere na regulação hormonal.
Relés e botões, placas de circuito impressoMercúrio (Hg) Dano crônico no cérebro, sistema respiratório e doenças de pele. Bioacumulado em peixes.
Anti-corrosivos de aço galvanizado nas carcaças de eletrônicosCromio Hexavalente (Cr) VI Asma, bronquite, modificações no DNA
solda em circuitos impressos, painéis de vidro (monitores de tubo, TVs)Chumbo (PB)Dano ao sistema nervoso central e periférico; ao sistema circulatório; rins. Afeta o desenvolvimento cerebral de crianças
resístores e semi-condutoresCádmio (CD)Efeitos tóxicos irreversíveis na saúde humana. Acumula-se no rim e fígado. Causa dano neural e teratogenese
Placa-MãeBerílio (Be)Carcinogênico (câncer de pulmão) pela iinalação de fumaça e poeira. Doença crônica do berílio e berilicose. Doenças de pele, como verrugas.
Painel Frontal de monitores tubo (CRT)Bário (Ba)Uma pequena exposição causa fraqueza muscular. Danos ao coração, fígado e baço.
Fonte: http://www.ces.iisc.ernet.in/energy/paper/ewaste/ewaste.html#3





Vídeos:
A história dos eletrônicos - animação, 2011




Blood in the mobile (Sangue nos celulares) - documentário, 2011


0 comentários :

Postar um comentário