Reciclagem de lixo eletrônico na China

Quem transgredir as novas regras da China sobre equipamentos eletrônicos descartados pode enfrentar multa de até 500 mil yuans (US$ 75.450), depois que elas entraram em vigor no dia 01 de janeiro.

As regras podem ser consideradas os esforços mais recentes do país em promover a utilização integral dos recursos e uma economia mais ecológica, disse o engenheiro-chefe do Ministério da Proteção Ambiental (MPA), Wan Bentai.

O ministério introduziu uma série de normas suplementares para a implementação, as quais, por exemplo, especificam regras e procedimentos sobre questões como qualificação de recicladores e subsídios governamentais para iniciativas de reciclagem de lixo eletrônico, informou Wan.

Recicladores que se ocuparem da reciclagem de lixo eletrônico sem autorização podem enfrentar multas de 50 mil a 500 mil yuans (US$ 7,55 mil a 75,45 mil), de acordo com a regra.

O engenheiro estima que quase 30 milhões de unidades de televisores, geladeiras, lavadoras, ar-condicionados e computadores são descartados anualmente na China.

Esses lixos eletrônicos, às vezes simplesmente queimados ou mergulhados em ácido forte, poluíram seriamente o meio ambiente no passado em várias regiões, disse Wan.

Ele acredita que a nova regra representa um "avanço notável" na proteção ambiental ao estender a responsabilidade dos fabricantes para a reciclagem de seus produtos velhos.

(Agência Xinhua)

Fonte: portuguese.cri.cn

0 comentários :

Postar um comentário