Lixo Eletrônico: Geração e destinação final.


De acordo com a Lei Federal 12.305, de 02/08/2010, gerador de resíduos sólidos é toda pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, que gera resíduos sólidos por meio de suas atividades, nelas incluído o consumo.


A destinação final dos resíduos sólidos pela Ecoletas é realizada através da manufatura reversa (ou desmonte) do lixo tecnológico que permite recuperar: metais, plásticos e outros componentes.



Processo de desmonte do lixo eletrônico


Existem algumas soluções técnicas simples, mas extremamente caras para o tratamento da sucata de informática. Os problemas estão relacionados à escala de custos, logística, legislação e cultura que acabam dificultando ou, muitas vezes, inviabilizando o trabalho da reciclagem.


A legislação ambiental brasileira trata os resíduos pelo elemento contaminante e determina o seu tratamento, porém, apenas alguns manufaturados dispõem de normas legais de descarte, como as PILHAS e BATERIAS. Estas são recebidas pelos seus fabricantes, sem custos para o consumidor. A maioria dos produtos ainda não dispõe de leis específicas e, portanto, têm o seu custo ambiental pago pelo usuário.







3 comentários :

  1. Bacana o trabalho da Ecoletas. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Qual o destino final desse lixo?

    ResponderExcluir
  3. @Anônimo Depois que passa pelo processo de manufatura reversa o lixo é enviado para empresas transformadoras. Saiba mais: http://ecoletas.blogspot.com/2011/03/destino-final-do-lixo-eletronico.html

    ResponderExcluir