Segundo relatório divulgado este ano pela ONU, o Brasil é a nação emergente que mais gera lixo eletrônico por pessoa. O estudo também revela que o Brasil não tem uma estratégia para lidar com o problema, e que não existe a mínima preocupação da indústria com o tema.
Por ano, o Brasil abandona 96,8 toneladas de computadores. Cada brasileiro joga fora o equivalente 0,5 quilo desse lixo eletrônico.
Outra preocupação da ONU é com a quantidade de geladeiras que terminam no lixo no Brasil. Seriam 115 mil toneladas por ano, 0,4 quilo por pessoa. O País é o líder entre os emergentes, ao lado da China.
No setor de impressoras, são outras 17,2 mil toneladas de lixo por ano. Perde apenas para a China.
O Brasil também é o segundo maior gerador de lixo proveniente de celulares, com 2,2 mil toneladas por ano.
Entre as economias emergentes, o País é ainda o terceiro maior responsável por lixo de aparelhos de TVs, 0,7 quilo por pessoa por ano. O México é o líder.
A avaliação da ONU é de que o Brasil estaria no grupo de países mais preparados para enfrentar o desafio do lixo eletrônico, principalmente diante do volume relativamente baixo de comércio ilegal do lixo em comparação a outros mercados. Mas o alerta é de que a situação hoje não é satisfatória.
Fonte: Estadão
0 comentários :
Postar um comentário